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Como melhorar a circulação sanguínea com oito dicas

Como melhorar a circulação sanguínea é uma pergunta do interesse de pessoas acostumadas ao sedentarismo e que apresentam sintomas de má circulação. Mas melhorar a circulação sanguínea pode ser mais fácil do que você imagina.

Confira algumas dicas simples de como melhorar a circulação sanguínea que podem ajudar a aliviar dores no corpo, problemas vasculares e outros sintomas de má circulação.

É possível aliviar alguns desses sintomas com certas práticas recomendadas. Mesmo assim, consulte sempre um médico ou uma médica para um melhor diagnóstico.

Como melhorar a circulação sanguínea

Faça atividade física

Para melhorar a circulação sanguínea, calce seus tênis e vá caminhar. Mas caminhe de forma rápida, enérgica e sinta o seu coração trabalhar mais. A caminhada emagrece e faz o fluxo de sangue aumentar, causando a expansão dos vasos sanguíneos (diminuindo a pressão) que, por sua vez, torna mais eficiente o transporte de oxigênio para as partes periféricas do organismo.

Tire um momento para relaxar

É difícil passar um dia inteiro sem se estressar com nada, não é mesmo? O estresse não só faz mal à sua rotina, como prejudica a circulação sanguínea. Estresse, ansiedade e depressão tendem a fazer com que os vasos sanguíneos se comprimam e bombeiem mais sangue para os órgãos principais e menos para as extremidades.

Por isso, procure relaxar. Fazer exercícios de respiração, meditação, dormir bem, receber massagem ou ter um hobby: esses são meios para se livrar do estresse.

Utilize as escadas

Uma das dicas mais fáceis para melhorar a circulação sanguínea é usar escadas. Quando se tem um elevador disponível, quase ninguém quer saber de subir degraus. Entretanto, utilizar escadas é um ótimo exercício, principalmente para aqueles que não têm como dedicar um momento do dia para se exercitar. Subir escadas provoca a distensão dos músculos da panturrilha fazendo com que o sangue flua desde a perna inferior até os dedos do pé.

Adicione um pouco de melaço à dieta

O melaço é rico em ferro e minerais que ajudam o organismo a produzir glóbulos vermelhos e auxiliar no sistema imunológico. E a melhor parte: ele possui ação anti-inflamatória. Só não exagere em seu consumo. Duas a três colheres de chá por dia já bastam.

Não dispense comida apimentada

Pimentas (principalmente as mais picantes, como a pimenta-caiena) possuem capsaicina, uma substância com propriedade vasodilatadora, estimulando o fluxo sanguíneo. Quanto mais apimentada for, mais capsaicina ela tem.

Elas também ajudam a equilibrar os níveis de colesterol LDL e pressão arterial, impedem a formação de coágulos e, por serem ricas em vitaminas A e C, aumentam a temperatura do corpo, o que gera um maior fluxo de sangue e o faz chegar para todo espaço do corpo que precisa.

Aproveite o gengibre e o açafrão

Semelhantes à pimenta, o gengibre e o açafrão possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. São bons para melhorar a circulação sanguínea por evitarem e dissolverem a formação de coágulos e outros bloqueios que podem se formar ao longo dos vasos sanguíneos.

Faça alongamentos

Ficar muitas horas sentado não faz nada bem para o organismo. Então, se está parado por muito tempo, seja no trabalho, em casa ou em uma viagem de avião, levante-se e faça alongamentos. Ande um pouco. Estique as pernas. Isto vai ajudar a melhorar a circulação sanguínea e a evitar dores e cansaço.

Pare de fumar

Pode ser muito difícil parar de fumar, mas este é um péssimo hábito para a circulação sanguínea no organismo, porque a nicotina contida no cigarro danifica as paredes arteriais e favorece o surgimento de varizes. Fumar contrai os vasos sanguíneos e aumenta as chances do desenvolvimento de doenças pulmonares. Por isso, largue o cigarro.

Fonte: eCycle
 
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